É um indivíduo cuja a visão é de tal modo deficiente que não pode ser educado por métodos visuais.
Nesta categoria inclui-se quer as pessoas que diferenciam apenas a luz da escuridão e globalmente as formas grandes quer as totalmente cegas.
Para além de invisuais ainda existem ambliopes, isto é, pessoas que tem uma visão reduzida ou a perda de visão num dos olhos.
A nível pedagógico, a pessoa é cega, mesmo possuindo visão subnormal, quando necessita da instrução em Braille; a pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com
auxilio de potentes recursos ópticos.
A nível pedagógico, a pessoa é cega, mesmo possuindo visão subnormal, quando necessita da instrução em Braille; a pessoa com visão subnormal pode ler tipos impressos ampliados ou com
auxilio de potentes recursos ópticos.
Tipos de cegueira:
De um ponto de vista do desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, a cegueira pode ser:
- Congénita (surge até ao primeiro ano de idade);
- Precoce (surge entre o primeiro e o terceiro ano de idade);
- Adquirida (surge após os três anos de idade);
Parque Eco-Sensorial da Pia do Urso
Parque Eco-Sensorial da Pia do Urso
Objectivos do projecto
Vamos dar a conhecer os objectivos do nosso projecto:
- Responder à questão-problema: “Porquê agir? Há solução?”;
- Inventariar as barreiras arquitectónicas, sociais, de informação e comunicação ao nível do estabelecimento de ensino e na área de residência escolhida (Fátima);
- Inventariar possíveis propostas de solução;
- Implementar algumas propostas de solução neste estabelecimento de ensino, como a realização de um plano de orientação de mobilidade, entre outros referidos posteriormente no relatório;
- Realizar uma saída de campo à delegação da ACAPO em Leiria;
- Realizar uma saída de campo ao Centro de Turismo, Santuário de Fátima, Biblioteca Municipal, lojas TMN e Vodafone e às ruas de Fátima;
- Realizar uma saída de campo a Fátima aos últimos locais seleccionados: Centro de Saúde, Bombeiros, CliniFátima, GNR, farmácia;
- Criar uma campanha de sensibilização para mobilizar os alunos e docentes a reflectir sobre o tema em estudo;
- Criar um blogue;
- Realizar inquéritos aos alunos deste estabelecimento de ensino para averiguar a opinião dos mesmos em relação aos obstáculos existentes no Colégio de S. Miguel;
Sem comentários:
Enviar um comentário