Para conhecermos a opinião, relativamente há preparação do colégio para pessoas invisuais ou amblíopes realizámos um inquérito a 218 alunos, com as seguintes questões:
1. Achas que o colégio está preparado para pessoas invisuais ou amblíopes?
A partir da análise dos resultados obtidos, verificámos que 92% dos alunos respondeu que o colégio não se encontra preparado. No entanto, 8% respondeu o contrário.
2. Quais as barreiras arquitectónicas e sociais que consideras serem um ponto de dificuldade para invisuais e amblíopes no nosso colégio?
Barreiras arquitectónicas
Verificámos que 58% dos alunos consideraram as escadas um ponto de dificuldade para invisuais ou amblíopes. Por outro lado, 12% acharam que a distribuição dos espaço não se encontra adaptada para os mesmos. Ainda 4% referiu as salas inapropriadas, 4% a falta de placas de informação e 4% mencionou a ausência de corrimãos. Outros 6% apontaram como barreira o terreno irregular.Finalmente, 10% dos alunos referiram outros pontos de dificuldade e 2% mencionou os corredores.
Barreiras sociais
Verificámos que 58% dos alunos consideraram as escadas um ponto de dificuldade para invisuais ou amblíopes. Por outro lado, 12% acharam que a distribuição dos espaço não se encontra adaptada para os mesmos. Ainda 4% referiu as salas inapropriadas, 4% a falta de placas de informação e 4% mencionou a ausência de corrimãos. Outros 6% apontaram como barreira o terreno irregular.Finalmente, 10% dos alunos referiram outros pontos de dificuldade e 2% mencionou os corredores.
Barreiras sociais
Constatámos que 56% dos alunos consideraram que as barreiras sociais do Colégio de S.Miguel são a discriminação. De seguida, 42% ponderou que os professores desta instituição não se encontram preparados para comunicar e lidar com invisuais ou amblíopes. Por fim, 2% referiu que há falta de sensibilização.
Campanha de sensibilização
Com o intuito de divulgar e sensibilizar o público-alvo realizámos uma campanha de sensibilização no átrio do colégio, com algumas fotografias relativamente às saídas de campo e os materiais existentes para invisuais ou amblíopes. Apresenta uma frase “ Não são só os olhos que vêem…os sentidos também nos guiam”, para que os alunos e todos os docentes reflictam sobre o tema. Esta campanha contribui ainda na superação das barreiras sociais que possam existir em relação a pessoas com necessidades especiais.
1 comentário:
4591 visualizacoes? Sem comentarios?
Entristece-me encontrar websites como este e tantos outros "perdidos" no espaço e no tempo, isto só por si acaba por ser uma descriminação.
A continuidade pelo desenvolvimento de criticas e testemunhos seria muito mais util do que "é mais um que não serve para nada"...
Procurei por : " actividades para invisuais" no google e vim aqui parar na esperança de encontrar algo que me ajude, um link pelo menos... Mas nem isso... Nada...
Enviar um comentário